sábado, 2 de março de 2019

LED o que é, como pode ser usado, e como funciona.

LED (light emitting diode) é um componente eletrônico cuja principal característica é a emissão de luz. O led é um tipo de diodo de junção PN que se diferencia dos demais diodos principalmente pelo fato de emitir luz. Os leds são polarizados e na maioria dos casos um led possui dois terminais, um positivo ou ânodo/anodo (terminal maior) e um negativo ou cátodo/catodo (terminal menor). 







O LED surgiu por volta de 1960 e só existia na cor vermelha e custava muito caro, e desde então foi se tornando um dos componentes eletrônicos mais utilizados, baixando o seu preço e diversificando suas características. Hoje os leds estão disponíveis em vários tamanhos, várias cores e várias intensidades de brilho. Por exemplo em telas de smartphones e tablets temos os leds do tipo OLED microscópicos, em faróis de carros e lanternas temos os leds brancos de alto brilho, no botão power de aparelhos eletrônicos temos um led vermelho comum, e no seu aparelho de som ou algum eletrodoméstico aí na sua casa provavelmente tem um led comum que pisca, e por aí vai.


Dentre os tipos e formatos de leds podemos destacar:
leds difusos comuns: sua luz é distribuída sobre o seu encapsulamento plástico, ou seja sua luz é difusa, espalhada, dispersa e normalmente o seu encapsulamento plástico é opaco exatamente para se conseguir esse efeito de difusão da luz, mas ainda assim ele possui pontos em seu encapsulamento plástico onde a luz é mais forte e pontos onde a luz é mais fraca.

leds de alto brilho: sua luz possui um brilho mais intenso que a dos leds difusos e normalmente seu encapsulamento plástico é transparente e sua luz é focada, concentrada, em uma direção e um ângulo. 

fitas de leds: é uma fita, que pode ser de vários tamanhos, e que possui minúsculos leds ligados um após o outro, e esses leds podem ser controlados em conjunto, acendendo, piscando e variando suas cores (dependendo do modelo). 





leds bicolores: possuem duas cores, normalmente verde e vermelho, mas existem de outras cores também, podem ter dois ou três terminais e podem ser difusos ou transparentes, e podem ter suas cores combinadas para formarem outras cores.

leds RGB ou tricolor: é um led que possue três cores, são elas: vermelho (R), verde (G) e azul (B). Você pode acender essas cores individualmente ou em conjunto para que formem outras cores. Eles podem ser difusos ou transparentes.







led SMD: são leds muito pequenos, muito encontrados em fitas de leds, e em placas como o Arduino e Raspberry PI, podem ser difusos, transparentes e multicores (RGB).



matriz de leds: é um conjunto de leds dispostos em linhas e colunas, que podem acender, pisca e mudar de cor (dependendo do modelo) individualmente ou em conjunto. Podem ser usados para exibir letras e números e até gráficos com pouca resolução.



led ou display de 7 segmentos alfanuméricos: possui sete leds dispostos de tal forma que são capazes de exibir letras e números. Existem variações desse tipo de display com duas, três, quatro ou mais unidades de sete segmentos.



led infravermelho: é um tipo de led que emite uma luz infravermelha, invisível ao olho humano. São usados comumente em sensores, controles remotos e como parte de aparelhos de visão noturna.



led de alta potência ou HPLEDs: High-power leds são leds muito potentes capazes de substituir lâmpadas. Normalmente são usados na iluminação de ambientes, lanternas e faróis de carros.



leds orgânicos (OLEDs): são leds muito pequenos, quase microscópicos que são usados na construção de TVs, telas de smartphones e tablets, monitores, telas flexíveis e etc. 



E quanto ao tamanho dos leds, os mais comuns são os de 3mm, 5mm, 8mm e 10mm, mas existem também tamanhos menores e maiores do que esses. A luminosidade de um led, independente do tipo e formato, é medida em lúmens. O seu tempo de vida depende muito do seu tipo e das condições a que ele é exposto, mas em média ele dura de 25.000 a 100.000 horas.
Para montar circuitos eletrônicos com leds é importante que você conheça algumas características técnicas do led, como a tensão em volts e a corrente em amperes com as quais o seu led trabalha, abaixo segue uma tabela com as características mais comuns para leds de 5 mm difusos e de alto brilho, que são os tipos de leds que usamos nos projetos de circuitos eletrônicos aqui no site. Se você necessitar de uma informação mais precisa para o seu led é necessário que você saiba quem é o fabricante e o modelo do seu led, aí é só buscar no Google digitando o nome do fabricante, o modelo do seu led, mais as palavras "led datasheet". Datasheet é um documento técnico criado pelo fabricante de um componente eletrônico que possui todas as características técnicas desse componente eletrônico.


Assim como todos os componentes eletrônicos os leds possuem um símbolo que é usado em esquemas eletrônicos. Abaixo está o símbolo mais comum utilizado para os leds. As duas setas apontando para a diagonal superior direita significam a emissão de luz.   



 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Peço que use somente caixa baixa, não todo escrito em letra grande.