sexta-feira, 30 de agosto de 2019

Arduino - Os diversos tipos (Uno, Nano, Pro, Mega, Due, Leonardo e outros)

Pro Mini
A versão Arduíno Pro Mini tem Placa compacta, ideal para projetos permanentes e que não necessitem de grande poder de processamento ou constante atualização. O microcontrolador utilizado por esta placa é o ATmega168 que, dependendo da versão da placa, roda à 8 Mhz (placa versão 3.3v) ou 16 Mhz (placa versão 5v).Possui 14 portas digitais, sendo que 6 podem ser usadas como PWM, e 8 portas analógicas. Não possui conexão USB ou conector para alimentação externa. Para comunicação com o computador, pode ser adquirido um módulo USB separadamente, ou utilizada uma placa Arduíno para programação, como mostrado no artigo Programando um Arduíno Pro Mini com Arduíno Uno.










Medição da força do campo magnético com Arduino

Neste projeto   estamos usando o conceito de  ADC (Conversão analógica para digital) em ARDUINO UNO. Usaremos um  Sensor de efeito Hall  e um Arduino para medir a intensidade de campo de um ímã. O sensor que usamos aqui é UGN3503U. Este é um sensor de salão que detecta a intensidade do campo magnético e fornece uma tensão variável na saída proporcional à intensidade do campo. Esse sensor capta a intensidade de campo nas unidades de < GAUSS’.
UGN3503U Sensor Pinout
Assim, com este sensor, teremos força de campo como tensão variável. Usando o recurso ADC, converteremos essa voltagem em um número. Este número representa a intensidade do campo e é mostrado no LCD. [Verifique também:  Interfaces LCD 16x2 com Arduino]

O Arduino possui seis canais ADC. Naqueles qualquer um ou todos eles podem ser usados ​​como entradas para tensão analógica. O UNO ADC é de 10 bits de resolução (então os valores inteiros de (0- (2 ^ 10) 1023)). Isso significa que ele mapeará tensões de entrada entre 0 e 5 volts em valores inteiros entre 0 e 1023. Assim, para cada (5/1024 = 4,9 mV) por unidade.

quarta-feira, 28 de agosto de 2019

DIY Speedometer em Arduino e Android

Neste projeto, criamos um velocímetro legal para bicicletas ou qualquer automóvel, usando o Arduino que transmite a velocidade usando Bluetooth para um aplicativo Android que criamos usando o Processing. O projeto completo é alimentado por uma célula de lítio 18650 e, portanto, altamente portátil junto com o seu veículo. Para incrementar um pouco mais, eu adicionei a opção & nbsp; de carregar seu telefone celular, pois ele exibe sua velocidade. & nbsp; Sim, você também pode use-o como um banco de potência para seus celulares onde estiver, pois o 18650 possui alta densidade de carga e pode ser facilmente carregado e descarregado.
Vou guiá-lo completamente do zero até a conclusão. O velocímetro pode ser conectado ao nosso veículo e testado. O recurso interessante aqui é que você pode personalizar seu aplicativo Android para sua personalização e adicionar mais recursos, de acordo com sua criatividade. Mas, se você não deseja criar o aplicativo sozinho e apenas construir a parte do Arduino, não se preocupe, basta baixar o arquivo APK (leia mais) e instalar no seu telefone Android. Verifique também o vídeo completo no final.
Então, vamos ver quais materiais precisaríamos para construir este projeto e planejar nosso orçamento. Todos esses componentes estão facilmente disponíveis; se você tiver problemas para comprar um desses, entre em contato na seção de comentários.

Requisitos de hardware:

  • Arduino Pro Mini (5V 16MHz)
  • FTDI board (para programar mini você também pode usar o UNO)
  • Conversor de impulso de 3V a 5V DC-DC com carregador de saída USB
  • Módulo de bateria de lítio TP4056
  • Módulo Bluetooth (HC-05 / HC-06)
  • Sensor de efeito Hall (US1881 / 04E)
  • 18650 Lithium Cell
  • Pequeno pedaço de ímãs
  • ProtoBoard
  • Conectores Berg Sticks (Macho e Fêmea)
  • Kit de solda
  • Pequenas caixas de proteção para montar o kit.

Programming Requirements:

  • Arduino IDE
  • Processando o IDE com o Android ADK (apenas se você quiser codificar seu próprio aplicativo.)
  • Windows/Mac PC
  • Celular Android.
Pode parecer um punhado de componentes e materiais, mas confie em mim depois de concluir este projeto, você sentirá que eles valem o tempo que o esforço.

domingo, 25 de agosto de 2019

Interface Efeito Hall, usando o Arduino

Os sensores sempre foram um componente vital em qualquer projeto. Estes são os que convertem os dados ambientais reais em tempo real em dados digitais/variáveis para que possam ser processados por eletrônica. Existem muitos tipos diferentes de sensores disponíveis no mercado e você pode selecionar um com base em suas necessidades. Neste projeto vamos aprender como usar um sensor Hall a.k.a Sensor de efeito Hall com Arduino. Este sensor é capaz de detectar um imã e também o pólo do imã.
Por que detectar um imã?, Você pode perguntar. Bem, há muitas aplicações que praticamente usam o sensor de efeito Hall e talvez nunca as tenhamos notado. Uma aplicação comum deste sensor é medir a velocidade em bicicletas ou em qualquer máquina rotativa. Este sensor também é usado em motores BLDC para detectar a posição dos ímãs do rotor e disparar as bobinas do estator de acordo. As aplicações são infinitas, então vamos aprender como Interface de sensor de efeito Hall Arduino para adicionar outra ferramenta em nosso arsenal. 


Arduino usando Modulo de Visualição no Nokia 5110

O nome icônico“Nokia 5110” em si deveria ter comprado memórias do robusto celular Nokia, que foi muito popular durante os 90’s. O modelo 5110 veio com um Display Gráfico que foi suficiente para atuar como uma tela de exibição para o celular naquela época. Esta tela foi capaz de exibir tudo, desde caracteres alfanuméricos até pequenos gráficos, tudo o que é necessário para o celular. À medida que a terra revolveu novos técnicos com telas de toque brilhantes surgiram e essa tela não está mais em uso. Mas esperamos que eles possam ser usados ​​em aplicações eletrônicas, onde um pequeno gráfico tem que ser exibido e evitar gastar dinheiro em grandes telas de LCD.  Então neste tutorial vamos aprender como fazer interface com um LCD gráfico Nokia 5110 com Arduino e fazê-lo funcionar.
Estes LCDs possuem pixels preto e branco de dimensões 84 × 48. Eles podem parecer monótonos, mas ainda assim podem ser usados ​​para exibir gráficos decentes para seus projetos e podem ser facilmente usados ​​com microcontroladores como o Arduino. Então, vamos começar ...!  

Materiais requisitados:

  1. Arduino Board (qualquer versão)
  2. Visor do Nokia 5110
  3. Conectando fios

sábado, 24 de agosto de 2019

Controle de Rele usando Arduino

LED piscando é um programa muito comum e quase primeiro para cada aprendiz ou iniciante. Em que piscar um LED com algum atraso. Então, hoje estamos aqui com o mesmo projeto, mas aqui vamos usar uma lâmpada AC em vez de um LED normal e piscar uma lâmpada AC.
Sempre que precisarmos conectar qualquer equipamento AC em nossos circuitos integrados, usamos um relé. Então, neste tutorial de controle de relé do arduino, vamos simplesmente aprender Como fazer interface de um relé com o Arduino. Aqui não estamos usando nenhum IC de Relay Driver como o ULN2003 e usaremos apenas Transistor NPN para controlar o relé.

Componentes Requeridos:

  1. Arduino
  2. Relé de 5v ou 6v
  3. Aparelho AC ou Bulbo
  4. Transistor BC547
  5. 1k resistor
  6. ProdoBoard ou PCB
  7. Conectando o fio de jumper
  8. Fonte de energia
  9. Diodo 1n4007
  10. Terminal de parafuso ou bloco de terminais

Relé:

Relé é um interruptor eletromagnético, que é controlado por uma pequena corrente, e usado para ligar e desligar uma corrente relativamente muito maior. Meios aplicando a corrente pequena nós podemos ligar o relé que permite que uma corrente muito maior flua. Um relé é um bom exemplo de controle dos dispositivos de CA (corrente alternada), usando uma corrente CC muito menor.  Relé comumente usado é único Lançamento Duplo Pólo (SPDT), tem cinco terminais como abaixo:
SPDT Relay Working
Quando não há tensão aplicada à bobina, o COM (comum) é conectado ao NC (contato normalmente fechado). Quando há alguma voltagem aplicada à bobina, o campo eletromagnético produzido, que atrai a Armadura (alavanca conectada à mola), e COM e NO (contato normalmente aberto) fica conectado, o que permite que uma corrente maior flua. Os relés estão disponíveis em muitas classificações, aqui usamos o relé de tensão de operação de 6V, que permite que a corrente de 7A-250VAC flua.

Arduino Detetor de Metais para Seguransa

O Metal Detector é um dispositivo de segurança usado para detectar metais que podem ser prejudiciais, em vários locais como aeroportos, shoppings, cinemas etc. detector de metais simples sem um microcontrolador, agora estamos construindo o Detector de metais usando Arduino. Neste projeto, vamos usar uma bobina e um capacitor que serão responsáveis pela detecção de metais. Aqui usamos um Arduino Nano para construir isso projeto detector de metais. Este é um projeto muito interessante para todos os amantes de eletrônicos. Onde quer que esse detector detecte qualquer metal próximo a ele, o alarme começa a emitir um bipe muito rapidamente.

Componentes Necessários:

  1. Arduino (qualquer)
  2. Bobina
  3. 10nF capacitor
  4. Buzzer
  5. O resistor de 1k
  6. Resistor de 330 ohm
  7. LED
  8. 1N4148 diode
  9. ProtoBoard or PCB
  10. Fio de ligação em ponte
  11. 9v Bateria

Conceito de trabalho:

Sempre que alguma corrente passa pela bobina, ela gera um campo magnético ao seu redor. E a mudança no campo magnético gera um campo elétrico. Agora, de acordo com o Fisico Faraday' lei, por causa desse campo elétrico, uma tensão se desenvolve através da bobina que se opõe à mudança no campo magnético e é assim que a bobina desenvolve a Indutância, significa que a tensão gerada se opõe ao aumento da corrente. A unidade de indutância é Henry e a fórmula para medir a indutância é:
L = (μο * N2 * A) / l

Onde,
L- Indutância em Henries
μο- Permeabilidade, sua 4π*10-7 para o ar
N- Número de voltas
A- Área interna do núcleo (πr2) em m2
l- Comprimento da bobina em metros

sexta-feira, 23 de agosto de 2019

Smart Blind Sitck usando Arduino

Já ouviu falar de Hugh Herr? Ele é um famoso alpinista americano que quebrou as limitações de suas deficiências; Ele acredita firmemente que a tecnologia poderia ajudar as pessoas com deficiência a viver uma vida normal. Em uma de suas palestras TED Herr disse Os seres humanos não estão desativados. Uma pessoa nunca pode ser quebrada. Nosso ambiente construído, nossas tecnologias, está quebrado e desabilitado. Nós, o povo, não precisamos aceitar nossas limitações, mas podemos transferir a deficiência através da inovação tecnológica. Estas não foram apenas palavras, mas ele viveu sua vida para eles, hoje ele usa pernas protéticas e afirma viver para a vida normal. Então sim, a tecnologia pode de fato neutralizar a deficiência humana; com isso em mente, vamos usar o poder de Arduino e sensores simples para construir um homem cego que poderia realizar mais do que apenas um bastão para pessoas com deficiência visual.
Este stick inteligente terá um Sensor ultrassônico para detectar a distância de qualquer obstáculo, LDR para detectar condições de iluminação e um controle remoto de RF usando o qual o cego poderia localizar remotamente seu bastão. Todos os feedbacks serão dados ao cego através de uma Buzzer. Claro que você pode usar um motor vibrador no lugar do Buzzer e avançar muito mais usando sua criatividade.
Arduino Based Blind Stick circuit board

Materiais requisitados:

  1. Arduino Nano (Qualquer versão funcionará)
  2. Ultrasonic Sensor HC-SR04
  3. LDR
  4. Buzzer e LED
  5. 7805
  6. 433MHz RF transmissor e receptor
  7. Resistores
  8. Push button
  9. Placa Perf
  10. Kit De Solda
  11. 9V baterias

Diagrama de circuito:

Esta Projeto Arduino Smart Blind Stick requer dois circuitos separados. Um é o circuito principal que será montado no bastão do cego. O outro é um pequeno controle remoto Circuito transmissor de RF que será usado para localizar o circuito principal. O diagrama de circuito da placa principal é mostrado abaixo:
Receiver circuit diagram of arduino based blind stick project

Programa de Calculadora Arduino

A programação é sempre divertida e o Arduino é uma plataforma maravilhosa se você está apenas começando com a programação Embedded. Neste tutorial vamos construa nossa própria calculadora com Arduino. Os valores podem ser enviados através de um teclado (4×4 teclado) e resultado pode ser visto em um tela de um LCD (Matrix de 16×2). Esta calculadora pode realizar operações simples como adição, subtração, multiplicação e divisão com números inteiros. Mas depois de entender o conceito, você pode implementar até mesmo funções científicas com o Arduino’s funções incorporadas.
No final deste projeto, você saberá como usar um LCD 16x2 e Keypad com Arduino e também como é fácil programá-los usando as bibliotecas prontamente disponíveis. Você também entenderá como programar seu Arduino para realizar uma tarefa específica.

Materiais requisitados:

  1. Arduino Uno (Qualquer versão funcionará)
  2. Tela de LCD 16×2
  3. Teclado de 4×4
  4. Bateria de 9V
  5. Protoboard e Cabinhos de fios

Diagrama de circuito:

Arduino Calculator circuit diagram
O diagrama de circuito completo deste Projeto Calculadora Arduino é dado acima. A conexão de + 5V e terra mostrada no diagrama de circuito pode ser obtida a partir do 5V e do pino terra do Arduino. O Arduino em si pode ser alimentado a partir do seu laptop ou através do conector DC usando um adaptador de 12V ou bateria de 9V.